top of page

Percurso das Artesãs (Crocheteiras)

Esta é uma homenagem primeiramente a todos os trabalhadores das Fábricas de Barbante que através do seu trabalho, fez o Ofício de Crochetar prosperar neste Município como foi o caso das Crocheteiras.

Além de estar no imaginário e nas relações sociais os sons que produzia estas Fábricas, como o do apito que regulava toda a vida da cidade naquele tempo, criando paisagens sonoras inesquecíveis até hoje. Este som integrava a vida social tecendo junto aos habitantes uma complexa trama de relações. Além da paisagem sonora, com a implantação de várias Fábricas de Barbante nesta cidade em meados do Século XX, onde se fabricava fios de várias espessuras, as mulheres começaram a ter um movimento crescente em fabricar lindas peças de artesanato fabricado por estes fios.

Estes produtos eram comercializados em vários municípios até mesmo em Niterói e Rio de Janeiro. Cabe ressaltar que, muitas vezes era a fonte de renda de inúmeras famílias que estavam no limite da linha de pobreza e o acesso a estes fios eram propiciados pela fábrica, vendendo esses a preços baixos e também através de doações.

 

Tiveram o barbante como o canal precursor para a feitura de tantas peças. Importante também destacar, o movimento destas mulheres que se cooperavam mutuamente, trocando receitas e revistas, pois na época eram muito difíceis de chegar até a cidade. Com o fechamento desta fábrica, estas mulheres continuaram, mas com muita dificuldade em se adaptar, utilizando agora lãs e linhas, que além de ser um produto mais oneroso, era também de difícil acesso para maioria delas. Com a continuação da produção do mesmo na Cidade, potencializou que um número crescente de crocheteiras pudessem aprender este ofício e produzir peças até hoje.

Estas crocheteiras foram se aperfeiçoando, adequando o seu trabalho nestas décadas, revelando uma habilidade criadora cada vez mais até chegar este ano de 2022 na confecção de peças para figurinos para uma emissora de TV, sendo homenageadas pelo município com menções honrosas. Por conta deste valor inestimado, iremos destacar através deste percurso, memórias e emoções ao recordar esta época. Sendo assim, a proposta deste trabalho é propor a sociedade em avaliar a importância do Crochê para esta cidade com suas maravilhosas crocheteiras e fazer o Tombamento Imaterial do mesmo.

bottom of page